segunda-feira, 20 de março de 2017

CERVEJA SOUR



Hoje vamos falar de tendência. Não é de moda, e sim de cerveja. E que fique claro isso rs. O Festival Brasileiro de Cerveja de Blumenau desse ano (2017) deixou claro que cervejas SOUR estão em alta.


SOUR não é um estilo de Cerveja! SOUR é uma maneira de descrever cervejas que apresentam algumas características: acidez, azedo e notas selvagens.

E quais são os estilos que se encaixam em cervejas do tipo SOUR? Estamos falando de Lambic, Berliner Weisse, Gueuze e Flanders Red Ale.


Tudo isso que estamos falando não é para o Cervejeiro iniciante, pois imagine uma pessoa acostumada com a SKOL da praia e resolve experimentar uma cerveja dessas. A cara dela vai ser idêntica a careta da lata da SOURMIND da cervejaria DOGMA (nosso próximo post é sobre a degustação dessa cerveja).


Mas o que marca realmente uma cerveja SOUR são suas notas selvagens. Os grandes responsáveis por isso são as leveduras. Pelo que andei estudando, uma SOUR tem que ter pelo menos uma dessas 3 leveduras: Brettanomyces, Lactobacillus ou Pediococcus. Hoje não vamos entrar em detalhes sobre elas, mas saibam que são importantes (merecem um post só sobre elas).

Nos EUA, a cerveja SOUR já é febre e está se popularizando rapidamente, talvez por isso ela esteja chegando forte por aqui. Conforme o consumidor de cervejas vai evoluindo seu paladar, ele tende a querer conhecer coisas novas. E as SOURs estão no topo da complexidade. 

FONTES:
http://www.edurecomenda.com.br/2014/04/sour-beers-um-pouco-sobre-elas.html
http://www.clubeer.com.br/blog/post/572-sour_
http://paladar.estadao.com.br/noticias/bebida,a-vez-da-berliner-weisse,10000076014
http://revistabeerart.com/news/cervejas-de-verao-da-dogma
http://www.destemperados.com.br/bebidas/sour-beer-cervejas-acidas-de-proposito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Verdelone
    Beer